Desenvolvimento Da Inteligência Durante a Quarentena
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a quarentena nos proporciona o desenvolvimento da inteligência, em suas diversas forma de manifestação.
Devido ao distanciamento social, e ao “ajuntamento” das crianças em casa, atualmente as escolas tiveram que se adaptar com o uso da tecnologia para recorrer ao conteúdo do aprendizado programado.
Sim, é tudo muito novo para os pais, os professores e os alunos.
Os aplicativos de grupo foram as melhores saídas para não deixar que o acúmulo de conteúdo pudesse prejudicar o planejamento anual.
E então, lá estão, pais e crianças, se adaptando às novas formas de ensino e aprendizado.
Contudo, não há motivo para pânico!!!
As crianças podem aprender muito além do conteúdo escolar com essa pandemia, pois a inteligência é composta de diferentes habilidades que interagem em conjunto e constroem a inteligência individual geral.
Há diversas formas de aprendizado que englobam: conhecimentos práticos, conhecimentos teóricos, conteúdos socioculturais e experiências de um indivíduo.
Dentre muitas definições de inteligência, hoje vou falar um pouco da inteligência fluída, da inteligência cristalizada e da inteligência emocional.
Vamos lá!
Desenvolvimento da Inteligência Fluída
A inteligência fluída envolve a capacidade de pensar e raciocinar de forma abstrata e de resolver problemas novos de forma imediata.
Ou seja, ela flui quase de forma instintiva, e automática.
Podemos até pensar que ela utiliza-se de um tipo de raciocínio lógico e intuitivo, por incluir uma formação de conceitos sem a necessidade de receber instruções ou até mesmo influências socioculturais.
E possui ainda uma base genética e é relativamente independente do histórico de conteúdos aprendidos pela criança.
É, portanto, independente de conhecimentos prévios.
Por estar ligada às estruturas biológicas e fisiológicas, ela tende a diminuir durante a vida adulta e se contrapõe à inteligência cristalizada.
Ou seja, seu filho quando brinca, ocorre o desenvolvimento da inteligência fluída.
Um bebê ao nascer suga o seio da mãe graças à inteligência fluída.
Desenvolvimento da inteligência cristalizada
No desenvolvimento da inteligência cristalizada há o envolvimento que nos é dado através de aprendizagem anterior e experiências passadas, por exemplo, no ambiente escolar.
Ela inclui o desenvolvimento da linguagem, o vocabulário e a compreensão de leitura e é baseada em fatos e experiências.
Pode ser demonstrada em atividades escolares e está relacionada a atividades socioculturais.
Evolui e aumenta com a idade e continua a crescer durante a vida adulta.
À medida que vamos envelhecendo e acumulando novos conhecimentos e compreensão, ela se torna mais forte, mais “cristalizada”.
Tanto a inteligência fluída quanto a cristalizada aumentam durante a infância e adolescência.
E os picos do desenvolvimento ocorrem na adolescência e começa a declinar progressivamente por volta dos 30 ou 40 anos.
E a inteligência emocional?
Desenvolvimento da Inteligência Emocional
A inteligência emocional diz respeito à capacidade de processar informações emocionais.
Ela inclui autoconsciência emocional, empatia, consciência emocional do outro, utilizar emoções para fazer julgamento, administrar conflitos, construir laços de trabalho e trabalho em equipe.
Neste período de pandemia da COVID-19, as crianças estão aprendendo sobre limites, gerenciamento de emoções, capacidade de adaptação, resiliência entre outras coisas.
Todo o processo de “ficar em casa” pode ser vivido com diálogos e empatia, troca de percepções e formas de lidar com o inesperado, por exemplo, situações de medo e morte.
E estas situações são realidades que crianças e adultos estão sujeitos, sendo inerentes ao viver humano.
É um contexto de aprendizado diferente nesta geração e extremamente necessário para lidar com demandas da vida adulta.
Que bom, não é mesmo?
O maior desafio de ser inteligente é ter inteligência emocional, percepção de valores e estratégias de adaptação.
Novos tempos, grandes aprendizados.
Sempre atentos!!!
Adriana Reame
Psicóloga e Neuropsicóloga clínica
CRP 06/98658