Educação Infantil na Quarentena
Neste artigo quero falar sobre ações práticas que irão contribuir com a educação infantil, em casa, durante o período da Quarentena da COVID-19.
Anteriormente publiquei um artigo que fala sobre o desenvolvimento da inteligência na quarentena no intuito de apresentar algumas formas de lidar com a situação do distanciamento social e auxiliar pais e crianças no desenvolvimento da inteligência emocional.
Uma mãe que leu o artigo e tem seu filho na fase da educação infantil (0 a 6 anos), pediu-me para falar sobre algumas medidas práticas para fazer com os pequenos em casa.
Portanto, vou descrever aqui algumas possibilidades.
Educação Infantil, Um Período De Descobertas
Vamos considerar que a educação infantil é um período de muitas descobertas, mas não relacionadas a conceitos.
Na educação infantil, sobretudo no ambiente escolar, estimular a psicomotricidade ocupa grande parte das atividades.
A psicomotricidade trabalha a integração de funções psíquicas e motoras.
Na psicomotricidade há o desenvolvimento interdependente das funções intelectuais, afetivas e motoras que estimula a criança a alcançar metas propostas nas atividades, como sensação, percepção, audição, tato, organização do espaço (perto, longe, em cima, embaixo, dentro, fora, ao lado, antes e depois), entre outras.
Partindo desta ideia vamos entender:
A Psicomotricidade Na Educação Infantil
Na psicomotricidade infantil a maioria das atividades são recreativas e visam estimular práticas de hábitos, aptidão física e motora, socialização e interação com o meio.
Por exemplo, caminhar sobre linhas no chão, andar para os lados, pular sobre uma linha em zigue-zague, dar cambalhotas, equilibrar-se em um pé só, arremessar uma bola entre duas pessoas, dentre outras.
Essas são brincadeiras fáceis e simples de se praticar em casa.
Nestas atividades a criança se apropria do esquema corporal, imagem corporal, coordenação do corpo, motricidade fina, organização do tempo, ritmo e lateralidade, que é a escolha de execução como direita e esquerda.
Aqui você também pode observar qual a lateralidade que seu filho prefere, por exemplo ao desenhar, se ele é canhoto ou destro.
Pensando nestes conceitos, fica fácil entender o que fazer para contribuir com eles em seu desenvolvimento em casa.
Organize Uma Rotina
A primeira medida é organizar uma ROTINA.
Neste período de quarentena, não estamos de férias, as crianças do Ensino Fundamental tem realizado deveres em casa.
Elas também precisam organizar o tempo para realizar as atividades.
Seu filho pode brincar, desenhar, cantar, dançar, pular, colar e, sobretudo interagir com vocês pais ou cuidadores através de leituras, por exemplo, as fábulas.
Os pequeninos aprendem muito com essas estórias.
Algumas atividades como músicas que mencione partes do corpo (estimula o ritmo e a coordenação do corpo), picar papel e colar, modelar massinha e desenhar (estimulam a motricidade fina).
Uma boa proposta para lidar com o tempo pode ser plantar algo com eles.
Aquela experiência do feijão no copo com algodão é bem legal, exercita o cultivo da paciência e a relação com o tempo.
Eles estarão também lidando com a natureza e o ambiente.
Fazer uma horta também é válido, até mesmo naqueles potes de plástico pequenos.
Estas são algumas medidas práticas, considerando a educação infantil, contudo, o mais importante é a qualidade de interação no ambiente.
Dê Qualidade Ao Ambiente
Crie leveza à rotina e procure não misturar a sua ansiedade dos tempos atuais agindo com impaciência.
As crianças não compreendem, mas percebem quando o ambiente está tenso ou sobrecarregado.
Não se esqueça: eles também estão lidando e sendo impactados por isso.
Muitas vezes as crianças se distraem e brincam com objetos que não são propriamente um brinquedo (carrinho, boneca), isso ocorre porque toda criança instintivamente está conhecendo o mundo e o que há nele.
Por exemplo, quem nunca passou pela experiência de vê-los brincando com panelas e objetos inusitados e passar tempo com essa brincadeira?
Neste caso é um brincar desestruturado que estimula a imaginação e a criatividade dos pequenos, sendo muito saudável para o seu desenvolvimento.
Por isso, vale a pena disponibilizar materiais para que a criança crie sua própria brincadeira.
A proposta é criar atividades lúdicas e divertidas.
Os pequenos enquanto brincam, aprendem na prática a se relacionar com o mundo, com as pessoas e com o espaço nos quais vivem.
Todo Aprendizado Vai Muito Além Do Brincar
Aproveite esse tempo de quarentena para se acalmar, se distrair e estimular seu filho.
Será inesquecível para vocês.
O que relatei aqui apresenta formas de atividades de caráter recreativo, de modo que possa auxiliar no desenvolvimento psicomotor e afetivo das crianças.
Contudo ao fazê-lo, não se esqueça de interagir evidenciando segurança, criatividade e espontaneidade.
Conversar sobre os limites que a quarentena nos impõe também é importante.
Foram criados muitos meios de apresentar a situação da pandemia para as crianças como músicas do “hospital de amor que o corona vírus não entra”, livros on-line sobre a quarentena e a importância dos cuidados da saúde de todos.
Você pode acessá-los no meu perfil do instagram.
Eles ressaltam que cuidar da saúde é um ato de amor.
Não é preciso se preocupar, mas ocupar o tempo com atenção e disponibilidade.
O desenvolvimento ocorre de forma natural.
No ensino fundamental é algo mais amplo.
Com a aquisição da linguagem escrita, de vocabulário e um pouco mais de independência, uma boa medida são os jogos de tabuleiros em família.
Seja criativo, cada família tem sua maneira divertida de interagir.
Sempre atentos!
Adriana Reame
Psicóloga e Neuropsicóloga Clínica
CRP06/98658