Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna.
Um trabalho que se detém na presença e no significado (especificamente psicanalítico) do pai, em toda a sua extensão cultural, histórica, simbólica e subjetiva. Com base na famosa obra de Freud Totem e tabu (1912-13), o autor enfrenta a questão da proibição do incesto, depois outros temas essenciais, como o da função do pai na dialética edipiana e o da foraclusão do significante Nome-do-Pai na etiologia lacaniana da psicose.
Ao contrário do que lhe foi dito a vida inteira, a vivência da culpa não é sinônimo, mas sim oposto à vivência de responsabilidade e da liberdade pessoal. A partir dessa leitura brilhante e esclarecedora, você entenderá por que – e de que forma – a culpa lhe impede de conseguir amar e compreender o mundo, e qual o segredo para se libertar deste sentimento doentio e viver uma vida mais saudável e responsável.
Volume 4 da coleção das Obras Completas de Freud, A interpretação dos sonhos é o livro mais famoso do criador da psicanálise e lançou as bases do novo saber ao ser publicado, em 1900.
A primeira edição de A interpretação dos sonhos foi lançada no final de 1899 (com data de 1900) numa tiragem de apenas seiscentos exemplares, que levaram oito anos para serem vendidos. Mais de um século depois, ele se tornou um dos livros mais influentes da época moderna, com incontáveis edições em dezenas de línguas.